Topo

Histórico

Categorias

Blog do João Renato

Savassi Festival transforma BH na capital do jazz

João Renato

30/07/2019 21h10

Evento é um dos responsáveis pela retomada das atividades de rua da cidade (Foto: divulgação)

Que Nova Orleans, que nada. Uma vez por ano, é Belo Horizonte que se transforma na capital mundial do jazz, graças ao Savassi Festival, que começa na próxima segunda, 5 de agosto, e vai até o domingo, 11. Com ingressos a preços populares ou gratuitos, o festival é um dos responsáveis diretos pela reocupação do espaço público por atividades culturais. Isso parece trivial em 2019, quando a norma circular por ruas fechadas aproveitando shows e consumindo cultura. Mas era bem menos comum em 2002, quando aconteceu a primeira edição do evento.

De lá para cá, o belo-horizontino perdeu a vergonha de curtir a rua, reaprendeu a aproveitar sua própria cidade e hoje já conta com diversos eventos ao ar livre. Não é por acaso que a até a atmosfera da cidade parece mudar durante o festival. Fica mais sonora, amigável e festiva. Além disso, o alto número do público mostra a força do estilo em Belo Horizonte. Tanto que a maratona sonora já extrapolou há muito tempo as fronteiras do charmoso bairro e tem programação com mais de 100 atrações espalhadas pela cidade inteira.

A Salumeria Central, por exemplo, foi transformada em um clube de jazz. O bar responsável pelo pontapé da revitalização da rua Sapucaí recebe atrações até o dia 10, com destaque para as apresentações do grupo americano Cliff Korman Trio na quarta, 7, e dos dinamarqueses do Jazz Explorer Trio na sexta, 9. Outros espaços da cidade, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o teatro do Minas Tênis Clube e, claro, o Café com Letras, que organiza o evento, também contam com shows e atividades como workshops.

O Jazz Explorer Trio é uma das atrações internacionais do evento (Foto: Sarit Dhabani)

A maratona jazzística culmina no fim de semana dos dias 10 e 11, com os shows de rua, que vão ocupar dois palcos na Savassi e um na praça Floriano Peixoto. No sábado, 11, a programação é exclusivamente feminina, com apresentações de Luísa Mitre Quinteto, Carol Panesi e Grupo, e Ilessi, a partir das 15h.

Americano Seamus Blake é um dos principais nomes atuais do jazz (Foto: divulgação)

Já no domingo, a partir das 14h, é a vez de Lucas Telles, que lança o disco "Outono", Ellen Oléria e Alma Thomas apresentarem um tributo a Nina Simone. É dia, também, das atrações internacionais Lars Möller, dinamarquês vencedor do Grammy que se apresenta com a MG Big Band, e o americano Seamus Blake, saxofonista que é um dos maiores nomes do jazz contemporâneo.

A programação completa está no site www.savassifestival.com.br.

Sobre o autor

João Renato Faria é jornalista de Belo Horizonte, atualmente no jornal O Tempo, e com passagens por Portal Uai, Estado de Minas e revista Veja BH. Gosta de descobrir novidades gastronômicas pela cidade, de música pesada, de rock instrumental e novidades da cena independente. Tem a compulsão de comprar livros mais rápido do que consegue lê-los. Já pensou em se mudar de BH, mas por enquanto a cidade é o único lugar com um feijão-tropeiro decente.

Sobre o blog

A música e a gastronomia de Belo Horizonte são o foco do blog. Os posts abordam tendências sonoras, eventos, atividades de casas de shows e a movimentação da cena independente. Os textos também falam sobre as boas opções de comidas de rua, bares e lanchonetes, veteranas ou recém-inauguradas na cidade.

Blog do João Renato