Topo

Histórico

Categorias

Blog do João Renato

Pão de queijo ganha o mundo, mas o melhor ainda é em BH

João Renato

28/08/2019 14h03

Pão de queijo pode estar pelo mundo afora, mas nada como ir direto à fonte (Foto: A Pão de Queijaria)


Amigos compartilham a notícia: um australiano da Tasmânia que nunca veio ao Brasil começou a fazer pão de queijo por lá. Descobriu sozinho que, além de um ótimo salgado, ele pode ser recheado com qualquer coisa, se tornando base para sanduíches incríveis. Outro avisa que em Astoria, reduto brasileiro no Queens, em Nova York, existe um lugar que vende pães de queijo sensacionais. Pois é. Depois de tomar o país, com bons exemplares encontrados em cidades como Brasília e São Paulo, a iguaria mineira está conquistando o mundo. Mas o nosso amigo australiano que nos perdoe a falta de modéstia, os melhores pães de queijo ainda estão por aqui, em Belo Horizonte. Confira alguns lugares para experimentar o salgado:

A Pão de Queijaria

Criatividade: quitute serve de base para sanduíches da A Pão de Queijaria (foto: Divulgação)


Mistura de lanchonete e bar, a casa tem se destacado nos últimos anos, com o seu pão de queijo desbancando concorrentes tradicionais e sendo apontado como o melhor da cidade em votações de revistas especializadas. O quitute tradicional, que usa queijos artesanais como os da Serra do Salitre ou da Serra da Canastra, também é usado como base para sanduíches diferentões, que foram renovados recentemente. O burguer 3.0 leva hambúrguer de fraldinha, creme de bacon, alface e crips de alho. Já o fish'n'cheese conta com filé de tilápia empanado na farinha de pão de queijo, aioli e acelga.

Vai lá
R. Antônio de Albuquerque, 856, Savassi
(31) 2512-6360

Comercial Sabiá

Clássico: No Comercial Sabiá, pão de queijo pode receber recheio de pernil com queijo derretido (Foto: Divulgação)


Apesar de o cliente ficar em pé e o atendimento às vezes ser confuso, o espaço é um dos pontos mais disputados do turístico Mercado Central não é por acaso. O cheiro do café bem passado é um chamariz para quem passa pelo corredor e decide encostar os cotovelos no balcão. Além de delícias mineiras como a broa de milho recheada com queijo, o pão de queijo aqui é vendido em duas versões. É que o clássico, feito com queijo artesanal, também pode ser recheado com um pernil suculento e macio. É de comer rezando.

Vai lá
Mercado Central – Avenida Augusto de Lima, 744, Centro
Lojas 151,156, 160
(31) 3274-9491

Braga Pão de Queijo

Diferentão: Braga aposta em receitas como a pizza de pão de queijo (foto: divulgação)


A receita criada pelo fundador, Agenor Braga, leva uma quantidade maior que o normal de queijo da Serra da Canastra. Só isso já seria suficiente para cravar a casa, que tem unidades na Savassi e na badalada esplanada do Mineirão, como um destaque da cidade. Mas o salgado também é usado para outras criações, como a coxinha, que usa a massa de polvilho para abrigar o recheio de frango. Outra receita inusitada é a pizza de pão de queijo, que faz sucesso entre os celíacos – pessoas alérgicas ao glúten. Espécie de sobremesa, o pão de queijo recheado com o excelente doce de leite Viçosa mostra que o doce pode conviver bem com o quitute.

Vai lá
R. Pernambuco, 1115, Savassi
Estádio Mineirão – Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001, Pampulha
(31) 3499-4413

Espresso Mineiro

Aeroporto: Espresso Mineiro é última chance de um bom pão de queijo para quem vai viajar de avião (foto: BH Airport/Divulgação)


Está indo embora da capital mineira e não deu tempo de comer um pão de queijo? Não tem problema. No aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, este café oferece uma opção excelente para quem não quer deixar de provar a iguaria. Surpreende tanto pela qualidade quanto pela localização, já que os aeroportos não costumam ser exatamente pontos de excelência em gastronomia. Mas esqueça aquelas massas disformes e pálidas vendidas a preços abusivos nos outros campos de voo do país. Aqui, o quitute é sempre fresquinho e bem executado, com a casquinha crocante e o interior macio, como deve ser.

Vai lá
Aeroporto internacional de Belo Horizonte – Confins
Praça Mineira – Entre o acesso principal e o check-in 2
(31) 3689.2325

Sobre o autor

João Renato Faria é jornalista de Belo Horizonte, atualmente no jornal O Tempo, e com passagens por Portal Uai, Estado de Minas e revista Veja BH. Gosta de descobrir novidades gastronômicas pela cidade, de música pesada, de rock instrumental e novidades da cena independente. Tem a compulsão de comprar livros mais rápido do que consegue lê-los. Já pensou em se mudar de BH, mas por enquanto a cidade é o único lugar com um feijão-tropeiro decente.

Sobre o blog

A música e a gastronomia de Belo Horizonte são o foco do blog. Os posts abordam tendências sonoras, eventos, atividades de casas de shows e a movimentação da cena independente. Os textos também falam sobre as boas opções de comidas de rua, bares e lanchonetes, veteranas ou recém-inauguradas na cidade.

Blog do João Renato