Topo

Lanchonete Serjão: o mestre na arte do enrolado

João Renato

28/08/2018 15h16

O enrolado de presunto e queijo do Serjão é um dos melhores da cidade (foto: João Renato Faria)

Quem se atreve a apontar o melhor salgado de Belo Horizonte com certeza vai cometer alguma injustiça. É que nem sempre o lugar que tem o melhor pastel vai oferecer, também, o melhor pão de queijo. Como diria o Skank, é como procurar, no mato, estrela do mar. O mais esperto é desmembrar essa busca e procurar as potencialidades de cada lugar, como faz esse blog. As coxinhas, por exemplo, encontram bons representantes na Doce D'ocê e na Roça Grande, enquanto as empadas imperdíveis estão no Ponto da Empada, no Mercado Central.

Já quando o assunto é o enrolado de presunto (inexplicavelmente conhecido como joelho no Rio de Janeiro), o destino certo é a Lanchonete Serjão, na Savassi. Apesar de acanhado, o local não é difícil de achar: é só procurar pela pequena multidão que, invariavelmente, se aglomera na porta do estabelecimento. Essa turma vai em busca do excelente quitute que a casa oferece.

Vários fatores compõem a qualidade do salgado. Primeiro, ele é totalmente feito na casa, o que já garante uma autenticidade e um frescor, já que não é industrializado e congelado. Segundo, não usa apresuntado, como é comum nesse tipo de receita. O resultado dessa combinação é uma massa levíssima e macia, com gostinho caseiro que lembra os produtos de uma padaria do interior.

O recheio do enrolado é farto e suculento (foto: João Renato Faria)

Essa massa excelente recobre um recheio farto e suculento, graças à uma quantidade generosa de queijo. Por cima de tudo, uma muçarela ralada dá uma sensação de gratinado, concluindo a verdadeira obra de arte que é o enrolado de presunto do Serjão. Por fim, ele é assado em horários determinados e em pequenas quantidades, o que evita que fique muito tempo na estufa. Receita para comida de qualidade, que deveria ser replicada em tudo quanto é lugar.

Os salgados ficam pouco tempo na estufa da casa (foto: João Renato Faria)

Essa última medida, apesar de aumentar a qualidade do salgado, pode ser um problema para quem se depara com uma estufa vazia num momento de entressafras. Mas caso chegue e não encontre nenhum enrolado de presunto, você tem duas opções. A primeira é esperar a próxima fornada. A segunda é experimentar os outros sabores de recheio, como lombinho canadense – que também é um dos campeões de venda –, peito de peru e salsicha. De vez em quando, a criatividade da cozinha resulta em sabores sazonais, como o pepperoni com manjericão e o presunto cru, que são quase que disputados à tapa. Como não há uma frequência certa para esses, o jeito é contar com a sorte. O preço também é camarada. Cada enrolado, independente do recheio, sai a R$ 4,30.

Completa a experiência um refrigerante (R$ 4, lata) e um bate-papo com o simpático Sérgio Fonseca, o Serjão que dá nome ao local. Cinco minutos já são suficientes para ser tratado como cliente antigo da casa, que já tem 25 anos no mesmo local, e ouvir as histórias pitorescas que acontecem do outro lado do balcão.

Vai lá
Lanchonete Serjão
Rua Paraíba, 1073, Savassi
(31) 3261-9358

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lanchonete Serjão: o mestre na arte do enrolado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

João Renato Faria é jornalista de Belo Horizonte, atualmente no jornal O Tempo, e com passagens por Portal Uai, Estado de Minas e revista Veja BH. Gosta de descobrir novidades gastronômicas pela cidade, de música pesada, de rock instrumental e novidades da cena independente. Tem a compulsão de comprar livros mais rápido do que consegue lê-los. Já pensou em se mudar de BH, mas por enquanto a cidade é o único lugar com um feijão-tropeiro decente.

Sobre o blog

A música e a gastronomia de Belo Horizonte são o foco do blog. Os posts abordam tendências sonoras, eventos, atividades de casas de shows e a movimentação da cena independente. Os textos também falam sobre as boas opções de comidas de rua, bares e lanchonetes, veteranas ou recém-inauguradas na cidade.

Mais Posts