Topo

Histórico

Categorias

Blog do João Renato

Cinco hamburguerias raiz para conhecer em Belo Horizonte

João Renato

19/06/2019 01h24

Há quem chame aqueles hambúrgueres despretensiosos, com espírito de trailer, de "podrão". Até entendo o uso, mas rejeito esse termo. Não tem nada de podre nesses sanduíches, pelo contrário. Melhor então, chamá-los de raiz: afinal, são estabelecimentos que prezam pela simplicidade, já estavam por aí antes da modinha do tal hambúrguer artesanal – e vão continuar quando ela passar – e têm versões muito particulares de clássicos da combinação entre pão, carne e queijo. Também têm em comum um horário estendido, que avança madrugada adentro, e representam a salvação dos boêmios de plantão.

Além disso, eles são a antítese das hamburguerias que proliferam em Belo Horizonte com a velocidade de um gremlim molhado. Claro que, entre as dezenas de casas, existe muita coisa legal e interessante sendo feita, e que vão além de uma carne alta servida meio crua em um pão australiano de altura descomunal. Mas elas não são o assunto desse post. O que interessa aqui são mesmo os hambúrgueres feitos em uma chapa gasta e gordurosa, servidos com molhos em bisnaga, batata palha e cheios de sabor. Confira a lista:

New Foods

New Foods: batata palha caseira é o diferencial da casa (Foto: Nenel Neto/Baixa Gastronomia)

Fica em um casarão histórico na Praça ABC, próximo a bares. Por isso, as mesas externas acabam sendo mais concorridas do que as de dentro do salão. Um dos destaques é a batata palha usada nos sanduíches. Ela é caseira e fabricada por encomenda para a casa. Faz sucesso entre os frequentadores o desafio, que conta com dois hambúrgueres, queijo, bacon, presunto, ovo, alface, tomate e batata palha.

Vai lá
Avenida Getúlio Vargas, 613, Savassi
(31) 3287-3013

Breik Breik

Breik Breik: o cheese egg bacon é campeão de pedidos (Foto: divulgação)

O trailer no alto da Avenida Afonso Pena costuma atrair uma fauna mais diversa na alta madrugada, quando a região é frequentada por garotas de programa. Quem não é da boêmia pode visitar o local em um horário mais normal, já que ele funciona 24 horas por dia, ininterruptamente. Além do original, outras cinco unidades da rede – que conta com uma padaria própria para a fabricação dos seus pães – estão espalhadas pela cidade. Um dos campeões de pedidos é o cheese egg bacon, que conta com pão, hambúrguer de 120 g, queijo, ovo, bacon, salada, batata palha e molhos.

Vai lá
Avenida Afonso Pena, 3.328, Cruzeiro
31 3285-1777

Caton's

Caton's: O garotão vai bem acompanhado do molho verde da casa

A casa é famosa entre os frequentadores de hamburguerias raiz por seu molho verde, que tem a receita guardada a sete chaves. A alta rotação da chapa, mantida pela quantidade de solicitações do delivery, faz com que o sanduíche fique pronto em instantes. Entre os destaques, o garotão leva pão, hambúrguer de boi, catupiry, ovo, bacon, presunto e salada.

Vai lá
Avenida do Contorno, 8.546, Santo Agostinho
(31) 3292-3905

Renato Burger
O que começou como um trailer nos anos 1970 fez fama na cidade, e acabou virando alvo de disputa entre sócios – num dado momento, BH chegou a ter três estabelecimentos diferentes com o mesmo nome. Com a contenda resolvida, o foco pôde voltar para a chapa, que prepara pedidos como o diabólico, que conta com hambúrguer de carne, queijo, alface, tomate, presunto e bacon tostado.

Vai lá
Av. do Contorno, 7.270, Lourdes
(31) 3337-6264

X-Tudo

X-Tudo: O sanduíche que batiza a casa é um monstro de dois andares (Foto: divulgação)

A casa passou por uma repaginada há algum tempo, que deu ares mais modernos, mas não se engane: o cardápio continua autêntico. Entre as opções, está o que leva o nome da casa e é praticamente um monumento ao sanduba raiz: com dois andares, leva pão de hambúrguer tradicional, burguer de boi, burguer de frango, frango desfiado, queijo, abacaxi, presunto, bacon, ovo, milho, batata palha, alface e tomate. Uma segunda unidade na avenida Raja Gabaglia tem as mesmas opções.

Vai lá
Avenida do Contorno, 6283, São Pedro
(31) 3243-1469

Avenida Raja Gabáglia, 4.447, São Bento
(31) 3658-9925

Sobre o autor

João Renato Faria é jornalista de Belo Horizonte, atualmente no jornal O Tempo, e com passagens por Portal Uai, Estado de Minas e revista Veja BH. Gosta de descobrir novidades gastronômicas pela cidade, de música pesada, de rock instrumental e novidades da cena independente. Tem a compulsão de comprar livros mais rápido do que consegue lê-los. Já pensou em se mudar de BH, mas por enquanto a cidade é o único lugar com um feijão-tropeiro decente.

Sobre o blog

A música e a gastronomia de Belo Horizonte são o foco do blog. Os posts abordam tendências sonoras, eventos, atividades de casas de shows e a movimentação da cena independente. Os textos também falam sobre as boas opções de comidas de rua, bares e lanchonetes, veteranas ou recém-inauguradas na cidade.

Blog do João Renato