Savassi Festival transforma BH na capital do jazz
Que Nova Orleans, que nada. Uma vez por ano, é Belo Horizonte que se transforma na capital mundial do jazz, graças ao Savassi Festival, que começa na próxima segunda, 5 de agosto, e vai até o domingo, 11. Com ingressos a preços populares ou gratuitos, o festival é um dos responsáveis diretos pela reocupação do espaço público por atividades culturais. Isso parece trivial em 2019, quando a norma circular por ruas fechadas aproveitando shows e consumindo cultura. Mas era bem menos comum em 2002, quando aconteceu a primeira edição do evento.
De lá para cá, o belo-horizontino perdeu a vergonha de curtir a rua, reaprendeu a aproveitar sua própria cidade e hoje já conta com diversos eventos ao ar livre. Não é por acaso que a até a atmosfera da cidade parece mudar durante o festival. Fica mais sonora, amigável e festiva. Além disso, o alto número do público mostra a força do estilo em Belo Horizonte. Tanto que a maratona sonora já extrapolou há muito tempo as fronteiras do charmoso bairro e tem programação com mais de 100 atrações espalhadas pela cidade inteira.
A Salumeria Central, por exemplo, foi transformada em um clube de jazz. O bar responsável pelo pontapé da revitalização da rua Sapucaí recebe atrações até o dia 10, com destaque para as apresentações do grupo americano Cliff Korman Trio na quarta, 7, e dos dinamarqueses do Jazz Explorer Trio na sexta, 9. Outros espaços da cidade, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o teatro do Minas Tênis Clube e, claro, o Café com Letras, que organiza o evento, também contam com shows e atividades como workshops.
A maratona jazzística culmina no fim de semana dos dias 10 e 11, com os shows de rua, que vão ocupar dois palcos na Savassi e um na praça Floriano Peixoto. No sábado, 11, a programação é exclusivamente feminina, com apresentações de Luísa Mitre Quinteto, Carol Panesi e Grupo, e Ilessi, a partir das 15h.
Já no domingo, a partir das 14h, é a vez de Lucas Telles, que lança o disco "Outono", Ellen Oléria e Alma Thomas apresentarem um tributo a Nina Simone. É dia, também, das atrações internacionais Lars Möller, dinamarquês vencedor do Grammy que se apresenta com a MG Big Band, e o americano Seamus Blake, saxofonista que é um dos maiores nomes do jazz contemporâneo.
A programação completa está no site www.savassifestival.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.